Você já deve ter ouvido falar sobre a perimenopausa, ela nada mais é do que o período que antecede a chegada da menopausa.
É uma fase de transição gradual do período reprodutivo para o não reprodutivo que geralmente começa na faixa dos 40 anos, embora possa começar mais cedo ou mais tarde em algumas mulheres.
Mas é possível engravidar nesse período?
Há muita confusão acerca desse assunto, já que a perimenopausa é diferente da menopausa. A menopausa é caracterizada pela ausência de menstruação por um período de 12 meses.
E com a instalação definitiva do climatério (período pós-menopausa) não há chances da gravidez com óvulos da própria mulher e por meios naturais.
Já a gravidez na perimenopausa pode ocorrer, sendo um fenômeno menos comum, mas não impossível.
E por que isso acontece?
Durante a perimenopausa, que é o período de transição, as mulheres podem experimentar flutuações hormonais e irregularidades menstruais. Essas mudanças podem levar à diminuição da fertilidade e aumentar as dificuldades para engravidar naturalmente.
No entanto, estudos indicam que ainda existe chance, embora ela seja reduzida, de gravidez durante a perimenopausa, principalmente devido a essas flutuações hormonais que podem resultar na ovulação. Segundo os dados disponíveis, a taxa de sucesso para engravidar naturalmente durante a perimenopausa é baixa, variando entre 1% e 2% ao ano.
É importante ressaltar que a idade é um fator que influencia as chances de engravidar na perimenopausa. À medida que a idade avança, a qualidade dos óvulos diminui e as chances de uma gravidez saudável e bem-sucedida diminuem consideravelmente. Ainda assim, algumas mulheres podem engravidar naturalmente e ter filhos saudáveis durante esse período.
Além disso, avanços na tecnologia de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), têm proporcionado oportunidades adicionais para mulheres na perimenopausa. A FIV envolve a remoção dos óvulos do ovário (da própria tentante ou de pessoa doadora de óvulos), sua fertilização em laboratório com esperma do parceiro ou doador e a transferência posterior do embrião para o útero. Esse procedimento pode ajudar mulheres na perimenopausa a realizar o sonho da maternidade. É importante destacar que a FIV não é adequada ou viável para todas as mulheres e só deve ser considerada após uma consulta com um especialista em fertilidade. [2]
É muito importante lembrar que uma gestação nesse período requer ainda mais cuidados, e o acompanhamento pré-natal deve ser feito pela equipe de saúde responsável.
Dra. Patricia Lazzarotto Bellicanta
Farmacêutica Clínica especialista em Suplementação
CRF/SP: 103632
REFERÊNCIAS
[1] Mayo Clinic. Perimenopause - Symptoms and causes. (2022). https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/perimenopause/symptoms-causes/syc-20354666
[2] American Society for Reproductive Medicine (ASRM). Age and Fertility: A Guide for Patients. (2014). https://www.reproductivefacts.org/globalassets/rf/news-and-publications/bookletsfact-sheets/english-fact-sheets-and-info-booklets/age_and_fertility_booklet.pdf